sábado, 5 de dezembro de 2009

005_Enfermaria 204_ E você vai entender?

VOCÊ VAI ENTENDER?

Um dia um residente, talvez o mais novo de todos, estava no setor de enfermagem, e eu perguntei se poderia dar uma olhada no meu prontuário médico. Sua resposta foi direta “você vai ser capaz de entender?”.

Por um momento olhei aquele garoto e perguntei qual a idade dele e veio outra resposta “idade não importa, importa que eu sou um médico formado.”

Dei uma risada e ele me perguntou o motivo. Expliquei que eu tinha 52 anos e estava estudando ininterruptamente a mais tempo do que a existência terrena dele.

Ele não entendeu, ou se fazia de desentendido, e questionou de forma arrogante, com uma nova tentativa de me ridicularizar “se mesmo com esse tempo todo eu não tinha conseguido me formar”.

Como não estava disposto me aborrecer agradeci e parti. Acho que nessa hora ele ficou em dúvida consigo mesmo, caindo em si, me perguntou o que eu desejava, pois não havia entendido o teor de meus questionamentos.

Respondi que ele não deveria se preocupar, pois eu queria apenas saber sobre meus índices bioquímicos, por exemplo, detalhando cada um deles!

Por um momento senti a dúvida em seu olhar. Ele ficou assim por dois dias, observando meu relacionamento com outros médicos. Eu simplesmente poderia ter despejado meu histórico profissional.

Ele representa aquele setor minoritário, onde o diploma tudo pode e representa, esquece que do outro lado podem existir pessoas distintas, com “mais diplomas” do que ele possa imaginar.

Na verdade, entre esse ‘médico’ e outros, prefiro o exemplo dos DOUTORES Raphael Lima ou Alexandre Calixto, Rodrigo Santos, em maiúsculas mesmo, aquelas pessoas que são acima da média mundana simplesmente por serem humanos na função de médicos, não semi-deuses de pés de barro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário